A NR10 tem o objetivo de garantir a Segurança e a Saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade em suas etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção, bem como de quaisquer trabalhos realizados em suas proximidades.

Na aprovação do novo texto da nr10, explica que a nr10 é uma norma de gestão e responsabilidade para trabalhos com eletricidade, na qual também é contemplada  a questão relativa a Emergências, porém não é uma norma que especifica esse tema.

A MA consultoria e treinamentos um Centro de Treinamentos em Segurança do Trabalho e especializada em cursos nr10, entende que os profissionais da área elétrica devem ser capacitados nas premissas básicas de primeiros socorros e combate a incêndios, sendo que a norma estabelece os requisitos mínimos devendo integrar-se às demais iniciativas de segurança da empresa, assim, a necessidade de um treinamento nr10 adicional ou específica, deve ser avaliada quando na elaboração de um Plano de Emergência.

A grande maioria de Planos de Emergência nas empresas são genéricos e, desta forma, não atendem as prescrições da NR 10.

O Plano de emergência, bem como o programa de treinamento nr10 dever ser aplicado sendo imprescritível a realização de simulados práticos nestes cenários.

Neste aspecto a MA consultoria e treinamentos tem o curso nr10 prático de 40Hrs, que atendem toda essa demanda, dentro dessa observação técnica para atender as prescrições da NR 10.

A ocorrência de situações de perigo em instalações ou serviços com eletricidade e sua materialização em emergências é real e deve ser planejada com o estabelecimento de procedimentos emergenciais citados no Plano de Emergência da empresa. Os trabalhadores autorizados a interagir direta ou indiretamente com instalações ou serviços elétricos devem passar por treinamento nr10 destinado à correta e rápida aplicação de métodos de resgate e primeiros socorros, em especial à reanimação cardiorrespiratória, que poderá significar a diferença, entre a vida e a morte de uma ou mais pessoas na ocorrência de acidentes com eletricidade.

ACPNSEE (Comissão Permanente Nacional sobre Segurança em Energia Elétrica), constituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego, tem como objetivo de acompanhar e propor as adequações necessárias ao aperfeiçoamento da NR10. Atualmente, a Comissão desenvolve o aperfeiçoamento da norma no que tange ao treinamento e aos profissionais com habilitação para ministrar os treinamentos nr10 (básico, complementar e reciclagem) para capacitação.   

 

Por Pablo Brescia

Fonte: Revista Emergência / Maio/2013

 

Mais notícias

Valid HTML 4.01 Transitional