Curso NR10 básico e reciclagem

O objetivo do curso NR10 Básico é o cumprimento da exigência uma carga horária mínima de 40 horas de acordo com o Ministério do Trabalho.
Durante o treinamento NR10, abordadmos todo o conteúdo da Norma de forma clara e objetiva, levando os textos técnicos para a realidade do aluno com exemplos e associações que facilitam o seu aprendizado.

Focamos nosso treinamento no objetivo principal da norma: garantir a saúde de todos os profissionais que trabalham diretamente com eletricidade ou em locais onde a presença da eletricidade é significativa. Por estes motivos, disponibilizamos de todos os equipamentos necessários e de laboratórios próprios, construidos para representar a os caos mais comuns encontrados no dia à dia do trabalhador..

Nosso curso NR10 já foi atestado por várias empresas de pequeno, médio e grande porte, nossa coleção de atestados de capacitação técnica representa a satisfação e excelência de um trabalho realizado em equipe 2006.

 

 

Conteúdo abordado no Curso NR10

1. INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE.

O instrutor apresentará através de slides o sistema de geração, transmissão e distribuição e medição de Energia elétrica. Após apresentação o multiplicador em conjunto com os participantes realizará a revisão do conteúdo abordado. A atividade será finalizada após esclarecimento de possíveis dúvidas. Serão utilizadas Técnicas de apresentação e sensibilização, ressaltando a valorização da pratica segurança dos profissionais. Serão introduzidos os conceitos sobre os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

2. RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE.

Serão introduzidos os conceitos sobre choque elétrico, queimaduras e campos elétricos magnéticos.

3. TÉCNICAS DE ANÁLISE DE RISCO.

Será enfatizado o preenchimento dos formulários e interpretação de riscos e controles

4. MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO.

Serão introduzidos os conceitos de: Desenergização, Aterramento funcional (TN, TT, IT); de proteção e temporário, Equipotencialização, Seccionamento automático da alimentação, Dispositivos de corrente de fuga, Extra-baixa tensão, Barreiras e invólucros, Bloqueios e Impedimentos, Isolamento das partes Vivas, Isolação dupla ou Reforçada, Colocação fora do alcance, Separação elétrica.

5. NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS – NBR DA ABNT.

Aplicação das normas: NBR 5410 e NBR 14039 Conceitos básicos e termos utilizados.

 

6. REGULAMENTAÇÕES DO MTE.

Aplicação das normas de segurança

7. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA.

O instrutor apresentará qual a finalidade de cada equipamento de proteção coletiva. Cone de sinalização, Fita de sinalização, Grade metálica dobrável, Sinalizador stropo, Banqueta isolante, Manta isolante, cobertura rígida.

8. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.

Apresentar qual a finalidade de cada equipamento de proteção individual Proteção da cabeça, Proteção dos olhos e face, Proteção auditiva, Proteção respiratória, Proteção dos membros, superiores, Proteção dos membros inferiores, Vestimentas de segurança, Sinalização, Proteção contra quedas com diferença de nível, Proteção para a pele

9. ROTINAS DE TRABALHO – PROCEDIMENTOS.

Serão enfatizados diversos modelos de procedimentos de trabalho de diversas atividades do setor elétrico SEC / SEP. Utilização de formulários de Inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamentos.

10. DOCUMENTAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.

O instrutor apresentará alguns exemplos de documentações de instalações elétricas.

 

11. RISCOS ADICIONAIS.

Serão abordados os seguintes temas: Altura, ambientes confinados, áreas classificadas, umidade, condições atmosféricas

12. PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS.

Serão abordadas noções básicas de combate a incêndios, medidas preventivas, métodos de extinção, prática.

13. ACIDENTES DE ORIGEM ELÉTRICA.

Será inicialmente Conceituado o Acidente do trabalho, em seguida serão apresentados os acidentes e incidentes, Modelo causal de perdas, O ICEBERG dos custos produzidos pelos acidentes e Casos de acidentes de origem elétrica.

14. PRIMEIROS SOCORROS.

Serão abordadas noções sobre lesões, priorização do atendimento; aplicação de respiração artificial, massagem cardíaca, técnicas para remoção e transporte de acidentados, práticas.

15. RESPONSABILIDADES.

O instrutor irá orientará quais as responsabilidades, Da Empresa, Dos Empregados, Do SESMT, Da CIPA

Valid HTML 4.01 Transitional